28 de fevereiro de 2013

Limpeza de feridas 2


O principal objetivo da realização de curativos é a manutenção da ferida limpa, evitando a proliferação de microorganismos no leito da ferida. Para isso, diversos produtos já foram e ainda são utilizados para este fim.

Aquasept Plus com PHMB (Walkmed)
Prontosan (B. Braun)

Um produto inovador que promete revolucionar o tratamento de feridas é o PHMB (Poli-Hexa-Metileno-Biguanida ou Polihexanida). É um composto molecular derivado da arginina e que possui diversas vantagens para o tratamento de feridas.

Vantagens


1. Ação bactericida, esporicida, fungicida e viricida - diversos estudos tem comprovado estes efeitos. Como resultado, percebe-se a eliminação ou redução do odor da ferida nas primeiras 72 horas de tratamento.

2. Ausência de resistência microbiana - devido às propriedades moleculares dos envoltórios dos microorganismos.

3. Não é citotóxico - por isso pode ser utilizado em praticamente todos os tipos de curativo, tanto para o preparo da pele quanto para a limpeza do leito da ferida.

4. Possui ação surfactante - uma das maiores vantagens do PHMB pois o mesmo é capaz de penetrar e remover o biofilme, que normalmente se forma em feridas crônicas e impede uma limpeza eficaz.

5. Favorece o debridamento autolítico.


Desvantagem


O preço ainda considerado elevado em comparação a outros produtos corriqueiramente utilizados em curativo. Um frasco com 100 ml da solução a 0,1% possui preço médio de R$ 50,00. Frascos maiores, com 300 a 350 ml custam em torno de R$ 80,00.
Em contrapartida o uso do PHMB pode reduzir o período de cicatrização da ferida, consequentemente reduzindo o período de internação e os custos totais com curativo.
Com a popularização do seu uso é provável que o preço seja reduzido em alguns anos.

Modo de usar


O PHMB pode (e deve) ser utilizado tanto na pele quando no leito da ferida.
Se a ferida já estiver coberta, remova o curativo anterior. Casa haja dificuldade na remoção, o curativo primário anterior pode ser umedecido com PHMB. Utilize gazes com PHMP para a limpeza da pele e do leito da ferida. Pode ser deixada uma gaze com PHMB no leito da ferida por alguns para favorecer a ação surfactante e remoção de biofilme. Seque a pele ao redor da ferida e cubra com o curativo escolhido. Não é necessário secar o leito da ferida, a não ser que haja acúmulo do produto em cavidades ou túneis.

Nota 1: Recomenda-se o uso do produto puro. Isto é, não é necessário utilizar nenhum outro produto para limpeza de feridas como PVP-I, clorexidina, solução salina ou água.

Nota 2: Após a ferida estar limpa, pode-se utilizar qualquer cobertura (gaze, alginato, hidrogel, hidrocolóide, etc), de acordo com o tipo de ferida.

Artigos relacionados:
Tipos de cobertura para curativo
Limpeza de feridas


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog