24 de outubro de 2012

Limpeza de feridas



Hoje durante um treinamento realizado pela B. Braun fui surpreendido pela informação que a limpeza de curativos com solução salina não é mais adequada. Ao invés disso, podemos utilizar água destilada, água fervida ou, em último caso, solução de ringer.

A platéia estava silenciosa até o momento em que o Dr. Adriano Mehl fez o comentário acima, quando começaram os murmúrios, fazendo com que o palestrante interrompesse momentaneamente a oratória.

Ora, durante meus quase 12 anos como enfermeiro sempre fui convencido sobre o uso de soro fisiológico a 0,9% (SF) como o melhor produto para a limpeza do leito da ferida, não se devendo utilizar outro produto. Quem já lavou um ferimento com soro sabe do que estou falando: ele não arde, não causa dor. Isso porque o SF possui a mesma pressão osmótica dos líquidos corporais (por isso, fisiológico).


Logo em seguida, o palestrante falou sobre a formação de biofilme nas feridas e sobre como este biofilme atrapalha o processo de cicatrização. A simples irrigação da ferida com SF não é capaz de remover o biofilme. Este pode ser removido com uso de escovas ou bisturi, mas não sem lesar o tecido sadio neoformado que existe abaixo.



O palestrante apresentou um produto inovador, o Prontosan, capaz de desmanchar o biofilme, favorecendo a cicatrização.

Prontosan
O produto é composto por 0,1% de undecilaminopropil betaína, 0,1% de polihexanida e 99.8% de água purificada. Indicado para feridas de espessura parcial a total, úlceras por pressão de estágio I a IV, úlceras arteriais, venosas e mistas, úlceras pós- cirúrgicas, queimaduras de 1º e 2º graus, áreas doadoras de enxerto, úlceras infectadas ou não. Indicado para uso contínuo e repetido.

Apresentado em frascos de 40, 350 e 1.000 ml, os frascos maiores podem ser utilizados até 8 semanas após abertos e mantidos em temperatura ambiente. A ferida não precisa ser extensivamente irrigada com a solução, bastando manter uma gaze úmidecida com Prontosan por 10 a 15 minutos sobre o leito da ferida. Em seguida, a ferida já estará pronta pra receber o novo curativo.

Fiz então uma ligeira pesquisa de preços na internet e fiquei surpreso com o valor do produto. Um único frasco de 350 ml da solução chega a ser vendido por R$ 79,00, valor que considero elevado para nossos padrões. Talvez o valor para grandes compras hospitalares seja bem menor, mas ainda assim, amargo comparado com valor do soro fisiológico.

Ainda assim, espero um dia ter o prazer de utilizar este produto e comprovar sua eficácia na limpeza de feridas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog